


Prevenção e Combate a Incêndios: Como a Usina São José da Estiva Reduziu Incêndios em 80% com Treinamento e Tecnologia
Em um cenário em que os incêndios florestais têm se intensificado a cada ano, exemplos reais de usinas que transformam prevenção em resultados são fundamentais para inspirar o setor. Durante a live “Prevenção e Combate a Incêndio nas Usinas”, realizada pelo JornalCana, Israel Silva, líder de combate a incêndio da Usina São José da Estiva, compartilhou ações práticas e tecnologias que vêm reduzindo significativamente os focos de incêndios na região, protegendo o meio ambiente, as lavouras e as comunidades vizinhas.
Israel, que atua há 28 anos na Estiva, apresentou como o trabalho de prevenção começa no dia a dia da equipe. Todos os 36 brigadistas treinados e capacitados da usina contam com caminhões bombeiros posicionados estrategicamente para resposta rápida, e a integração com outras usinas, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil é parte essencial do plano de combate.
“É muito importante contar com o PAM. Hoje, quando temos um incêndio, acionamos o PAM, que reúne 22 unidades. Cada unidade, se possível, envia um caminhão, e quase todos os incêndios na nossa região contam com, de 10 a 15, caminhões no combate. Por isso, o nosso Plano de Auxílio Mútuo é fundamental no dia a dia do combate a incêndios.”, explicou Israel. A usina também realiza treinamentos obrigatórios para todos os operadores de máquinas, garantindo que todos saibam como agir para evitar ou conter focos de incêndio. “Isso reduziu em cerca de 80% os incêndios no nosso município em oito anos."
”Outro ponto de destaque foi o uso de tecnologia de monitoramento via satélite da Cyan, que emite alertas no celular dos operadores com a localização do foco, velocidade do vento e umidade do ar, possibilitando chegar rapidamente ao local do incêndio e agilizar o combate. Israel ressaltou também um equipamento desenvolvido dentro da própria usina, capaz de oferecer resfriamento, proteção e oxigênio para os brigadistas, ajudando a salvar vidas mesmo em situações extremas.
“Esse equipamento protege casas em chamas, caminhões que quebram em campo e ajuda a salvar a vida do motorista. Todos os nossos caminhões do PAM possuem esse dispositivo com alcance de 20 metros, criado dentro da Estiva”, compartilhou.
Além disso, cada ocorrência é registrada no sistema da Cyan com dados meteorológicos, detalhes do combate e fotos. A partir dessas informações, a Cyan gera automaticamente um relatório em PDF, tornando todo o processo mais transparente e rastreável.
A fala de Israel reforça a importância de aliar prevenção, treinamento e tecnologia para resultados concretos, mostrando que é possível reduzir incêndios, proteger vidas e minimizar danos ambientais mesmo em um cenário de mudanças climáticas severas.
Parabenizamos o trabalho realizado pela equipe da Usina São José da Estiva e agradecemos ao JornalCana pela realização dessa live, que possibilita que boas práticas do setor sejam compartilhadas e inspirem outras usinas a fortalecerem suas estratégias de prevenção e combate a incêndios.