Cyan Analytics divulga relatório de previsão climática trimestral
- Cyan Analytics
- 14 de nov de 2025
- 3 min de leitura
Divulgado nesta semana pela Cyan Analytics, o relatório de previsão climática trimestral destaca o início de uma La Niña de fraca intensidade e com duração prevista até fevereiro de 2026. Os efeitos esperados são moderados, sem os extremos de secas ou chuvas intensas observados em eventos anteriores. Os principais efeitos serão sutis, mas importantes para o manejo de culturas, a prevenção de pragas e doenças e a gestão de recursos hídricos.
A detecção de um fenômeno La Niña de fraca intensidade não deve ser encarada com pânico, mas um catalisador para o planejamento estratégico apurado no agronegócio. Esse cenário climático é caracterizado por condições relativamente moderadas, apesar de exigirem monitoramento contínuo, representam uma oportunidade única para os produtores que se anteciparem.
Para o setor agroindustrial, isso demanda um planejamento que considere as variações regionais esperadas nos padrões de precipitação e temperatura. O sucesso da próxima safra dependerá da capacidade de cada região ajustar suas práticas agrícolas a essas condições climáticas específicas.As análises, que projetam as condições para os meses de novembro e dezembro de 2025 e janeiro e fevereiro de 2026, foram baseadas em relatórios de fontes, como a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) e o Instituto Internacional de Pesquisa sobre Clima e Sociedade (IRI).
Região sul
As previsões climáticas mostram que a maioria das regiões do sul vai receber uma quantidade de chuva que está perto ou ligeiramente acima da média histórica.
Essa combinação exige que o produtor rural mantenha atenção constante, pois o sobe e desce da umidade pode pegar a lavoura desprevenida e causar um estresse hídrico indesejado. Para esse clima inconstante, o segredo é um manejo inteligente: observe o solo de perto e esteja pronto para agir.
Regiões sudeste e centro-oeste
O clima está prestes a virar o jogo nas lavouras do Brasil Central, e o nome por trás disso é a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). O que garante que o volume de chuva fique acima da média em locais vitais para o agronegócio, como o Oeste de São Paulo, o Triângulo Mineiro, o Norte de Goiás e grande parte do Mato Grosso.
Regiões norte e nordeste
A previsão aponta para uma tendência de precipitação variável, com maior probabilidade de volumes abaixo da média em áreas específicas do oeste da Bahia e Rio Grande do Norte.
Este comportamento é atípico do La Niña e reflete a fraca intensidade do fenômeno nesta temporada. No geral, espera-se a manutenção de um regime de chuvas mais regular e sem precipitações extremas, o que proporciona um cenário favorável para o início da safra.
Temperatura
De modo geral, o Brasil deve registrar temperaturas médias mais amenas, resultado da persistente cobertura de nuvens, especialmente nas regiões Centro-Oeste e Sudeste. Ainda assim, os produtores devem monitorar a possibilidade de ondas de calor durante a primavera, que podem acelerar a evapotranspiração e demandar um manejo cuidadoso da umidade do solo para evitar perdas.
A Cyan está ao seu lado no fortalecimento da sua produção
A Cyan Analytics é uma plataforma brasileira, líder em inteligência climática e soluções inovadoras para o agronegócio. Nosso propósito é unir tecnologia e sustentabilidade para fortalecer a resiliência da sua produção diante das complexas mudanças climáticas.
Nossa plataforma integrada é o seu centro de comando, que combina dados climáticos, operacionais e agronômicos em tempo real. Isso permite que produtores rurais, empresas e instituições financeiras tomem decisões mais precisas e eficientes.
Ferramentas essenciais para a produtividade:
As soluções da Cyan abrangem o ciclo completo da produção e atuam na otimização de recursos e na prevenção de perdas. Nossas principais ferramentas incluem:
Previsão de chuva de alta precisão;
Monitoramento de incêndios em tempo real;
Análise de vegetação (NDVI) detalhada;
Balanço hídrico para manejo assertivo.
Oferecemos suporte a grandes e médios produtores, em culturas diversas como cana-de-açúcar, grãos e café. Com a inteligência climática da Cyan, sua produção ganha em previsibilidade, segurança e sustentabilidade, e facilita um planejamento agrícola mais eficiente.
Entre em contato agora e descubra como as soluções da Cyan Analytics podem levar sua produção a um novo patamar de eficiência e segurança!















