Por que os dados são essenciais para o agronegócio?
- Cyan Analytics
- 20 de set.
- 3 min de leitura
O agronegócio é um dos pilares da economia brasileira e mundial. De acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a participação do setor deverá crescer para 29,4% no país, a maior participação dos últimos 22 anos.
Além de movimentar a economia, o agronegócio é responsável por alimentar bilhões de pessoas, gerar empregos e movimentar cadeias produtivas inteiras. Porém, o setor enfrenta um grande desafio: como garantir segurança, produtividade e qualidade em um cenário de mudanças climáticas cada vez mais intensas.
É nesse contexto que os dados se tornam indispensáveis. A coleta, análise e interpretação de informações permitem que produtores rurais tomem decisões mais precisas, reduzam riscos e otimizem recursos.
Confira a seguir como esse tipo de informação vem se tornando cada vez mais relevante para o setor.
O papel dos dados no agronegócio
No passado, a agricultura dependia principalmente pela experiência e pela intuição dos produtores. Hoje, com o avanço da tecnologia, o setor dispõe de um grande volume de informações: o chamado Big Data do agronegócio.
Esses dados são fornecidos por diversas fontes, como satélites, estações meteorológicas de alta precisão, sistemas de gestão agrícola, histórico de safras e produtividade, entre outros.
Ao integrar esse conjunto de informações, é possível entender padrões, prever situações e agir de forma estratégica, reduzindo incertezas.
Por que os dados climáticos são importantes?
Dentro do grande volume de informações relevantes para o agronegócio, os dados climáticos se destacam como um dos mais importantes para o setor, já que é um fator que foge ao controle dos produtores.
O clima é uma das principais causas que determinam o sucesso de uma safra. Chuvas fora de época, períodos prolongados de seca ou geadas inesperadas podem comprometer meses de trabalho e causar prejuízos milionários.
“Dados são ouro. No setor sucroenergético, as usinas possuem safras e informações sobre a produtividade e manejo das operações de campo. Essa fonte riquíssima de dados pode agora ser correlacionada com a base de dados climáticos disruptiva da Cyan. Isso permite gerar conhecimento para que cada hectare possa produzir o máximo, usando o clima como balizador, uma vez que ele responde por metade da produtividade agrícola”, afirmou Ricardo Imai, cofundador da Cyan.
Benefícios dos dados climáticos para o agronegócio
Diante de todo esse contexto, os dados climáticos ajudam a transformar vulnerabilidades em planejamento. Entre os principais benefícios estão:
Previsão de riscos
Com informações meteorológicas de alta resolução, os produtores podem se preparar para fenômenos extremos, protegendo lavouras e animais.
Por exemplo, em períodos de seca, é comum que ocorram queimadas em áreas rurais, o que pode ser catastrófico para as plantações. Com uma ferramenta de monitoramento de incêndios, os produtores podem ter acesso a informações de risco climático, além de auxiliar na detecção e geração de alertas de focos de incêndio.
Uso eficiente da irrigação
Com a previsão de chuva e o monitoramento do balanço hídrico, é possível irrigar com a quantidade de água necessária, economizando recursos hídricos.
Além disso, ter dados precisos sobre a intensidade da chuva e quando ela irá ocorrer ajuda a planejar essa tarefa de modo que permita também economia de recursos financeiros.
Escolha da época para o plantio
Dados sobre as chuvas e temperaturas orientam a definição das melhores janelas para o plantio, reduzindo as chances de perdas.
Fique um passo à frente do tempo com os dados da Cyan!
A Cyan nasceu da experiência de seus fundadores em pesquisas climáticas focadas na indução, quantificação e medição de impactos chuva.
Nossa tecnologia é a resposta para os desafios enfrentados pelos agricultores na questão climática. Com nossa plataforma, o produtor tem acesso às variáveis e consegue gerenciar seu impacto nas suas áreas produtivas.
Os produtos da Cyan incluem:
Chuvas diárias ou acumuladas, observada por fazenda.
Balanço Hídrico, diário ou acumulado, observado por fazenda
Previsão de tempo (+14 dias).
Previsão de clima (temperatura e chuva por quinzena para os próximos 6 meses)
Janela de operação (condições climáticas ideais para aplicações).
NDVI por talhão, imagens e dados numéricos, além de correlação com chuva e temperatura.
Monitoramento de incêndios por satélites e câmeras trabalhando em paralelo na detecção de focos.
Transformamos dados em informação para sua tomada de decisão mais assertiva. Acesse o site e saiba mais.















